Quanto tempo devo esperar depois da bariátrica para realizar as cirurgias plásticas reparadoras?

Quanto tempo depois da cirurgia bariátrica posso fazer as cirurgias plásticas reparadoras?

O paciente pós-bariátrico deve estar com o peso adequado e estabilizado por um período de pelo menos 3 a 6 meses para que as cirurgias plásticas reparadoras possam ser realizadas com uma maior segurança, com um risco menor de complicações e melhores resultados. O tempo necessário para que se chegue ao peso adequado costuma ser de 12 a 18 meses após a cirurgia bariátrica.

Qual é o peso ideal para se realizar as cirurgias plásticas reparadoras?

O peso ideal é com o índice de massa corporal, ou IMC, abaixo de 30. O IMC é calculado se dividindo o peso em quilos pela altura em metros elevada ao quadrado. (IMC = Peso / Altura ²).

O que é considerado peso estabilizado?

Uma pequena variação do peso é normal e esperada para qualquer pessoa, desde que não exceda 5% do peso total em um período de 3 meses. Por exemplo, uma pessoa de 70 Kg é considerada com peso estabilizado se não variar mais de 3,5 Kg em 3 meses.

Por que é importante esperar esse tempo?

Nos primeiros 6 a 12 meses após a cirurgia bariátrica ocorre uma carência de proteínas e nutrientes muito grande, que leva a um emagrecimento acentuado nesse período. Após esse período, o organismo se readapta a um estômago de tamanho menor e ao desvio do trânsito que foi realizado no intestino, com isso o déficit nutricional é minimizado e a perda de peso vai aos poucos acabando, levando a uma estabilização do peso. Além disso, o paciente também se readapta a uma nova rotina alimentar e de atividades físicas.

Preciso ser liberado pela equipe multidisciplinar da cirurgia bariátrica?

Sim. É importante todo o acompanhamento com o cirurgião bariátrico, clínico, nutricionista e psicólogo para um melhor preparo para as cirurgias plásticas reparadoras, trazendo um menor risco de complicações e melhores resultados.

Quais os riscos de se realizar as cirurgias plásticas reparadoras antes de se atingir o peso ideal?

Pacientes que realizam a cirurgia acima do peso tem um índice muito maior de complicações como seroma (acúmulo de líquido), hematoma (acúmulo de sangue), infecção, necrose de pele, além de resultados muito limitados.

Quais são as cirurgias reparadoras mais comuns?

As cirurgias reparadoras pós-bariátricas mais realizadas são a cirurgia reparadora do abdome: abdominoplastia pós-bariátrica, cirurgia reparadora das mamas: mamoplastia pós-bariátrica, cirurgia reparadora dos braços: braquioplastia pós-bariátrica, a cirurgia reparadora das coxas: cruroplastia pós-bariátrica e a cirurgia reparadora do dorso: torsoplastia baixa.

Eu posso fazer a cirurgia reparadora do abdome e das mamas juntas?

Na maioria dos casos, é possível a realização das cirurgias combinadas. Paciente jovens, sem comorbidades (pressão alta, diabetes, …), que tenham ajuda no pós-operatório e uma maior disponibilidade para recuperação são boas candidatas às cirurgias combinadas.

Quais outras cirurgias podem ser realizadas ao mesmo tempo?

As associações de cirurgias mais realizadas são: cirurgia das mamas e do abdome, cirurgia das mamas e dos braços, e cirurgia do abdome e do dorso (torsoplastia baixa) que chamamos de abdominoplastia circunferencial ou 360 graus.

Quanto tempo devo esperar entre a realização de duas cirurgias plásticas?

É necessário estar completamente recuperada e aguardar um intervalo mínimo de 3 a 6 meses para que o organismo se recupere e possa passar por outra cirurgia.

Se você deseja realizar uma cirurgia plástica reparadora pós-bariátrica, entre em contato. Confie em um cirurgião plástico com experiência, não ponha sua saúde em risco.

Dr. Luís Cláudio Abrahão Barbosa
CRM 52.84276-1
RQE 21.288

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *