Muitas pacientes mulheres que desejam realizar um procedimento estético chegam ao meu consultório preocupadas com a possibilidade de fazer sua cirurgia plástica no período menstrual. Afinal, essa é uma situação muito comum, que pode acontecer por diversos fatores, como a própria ansiedade da paciente, que pode levar a um desbalanço hormonal e antecipar a menstruação.
Mas, afinal, será que menstruar no dia de uma cirurgia plástica faz com que o procedimento tenha que ser remarcado? Neste conteúdo, eu Dr. Luís Cláudio Barbosa, cirurgião plástico no RJ, especializado em cirurgias plásticas pós bariátricas, esclarecerei essa dúvida que assombra muitas pacientes.
Desmistificando a cirurgia plástica no período menstrual
A verdade é que fazer uma cirurgia plástica no período menstrual não é motivo para pânico, não será necessário o cancelamento da cirurgia. É importante destacar que a menstruação em si não interfere na realização da cirurgia plástica, nem aumenta os riscos de complicações ou infecções. Nesse quesito, a paciente pode ficar tranquila e seguir as orientações do médico quanto aos cuidados pré e pós-operatórios.
Não faça isso em hipótese alguma antes da cirurgia!
O que a paciente não deve fazer em hipótese alguma é tentar prevenir a menstruação tomando pílula anticoncepcional ou injeção para não menstruar. Estrógenos, sendo hormônios pró-trombóticos, compõem basicamente esses remédios, ou seja, eles podem fortalecer a formação de coágulos sanguíneos se você tomá-los.
Seja uma cirurgia plástica no período menstrual, ou qualquer outro tipo de cirurgia, já apresenta o risco de trombose, que é a obstrução de um vaso sanguíneo por um coágulo. Portanto, se juntar isso com esses hormônios que aumentam o risco, a cirurgia pode ficar perigosa e, às vezes, o médico tem que até mesmo cancelar a cirurgia só porque a paciente tomou estrógeno antes do procedimento.
Por isso, é muito importante que a paciente informe ao médico sobre o uso de qualquer medicamento ou método contraceptivo antes da cirurgia plástica. Assim, ele poderá orientar sobre a suspensão ou não do uso, conforme o caso e o tipo de cirurgia.
Quando a cirurgia plástica no período menstrual pode ser um problema?
A paciente que estiver com um fluxo menstrual muito intenso, sangrando há muitos dias, deve consultar o seu ginecologista antes de fazer a cirurgia plástica. Isso porque o sangramento excessivo pode causar anemia, sendo uma condição que reduz a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e pode comprometer a cicatrização e a recuperação pós-operatória.
Além disso, o sangramento prolongado pode ser um sinal de alguma alteração ginecológica, como miomas, pólipos ou endometriose, que podem interferir na indicação e no planejamento da cirurgia plástica. Portanto, esse impedimento não é simplesmente por não poder fazer a cirurgia plástica no período menstrual, mas pelo motivo da anomalia apresentada pela paciente.
Desse modo, é importante que a paciente informe ao seu médico cirurgião sobre o seu fluxo menstrual e faça os exames necessários para avaliar a sua saúde e a sua aptidão para a cirurgia.
Procedimentos de cirurgia plástica: a importância do diálogo e da experiência
Em suma, menstruar no dia da cirurgia plástica não tem problema nenhum, desde que a paciente siga as recomendações médicas e não tome nenhuma atitude por conta própria para evitar a menstruação. Nesse contexto, é muito importante ter uma boa comunicação com o médico e confiar em sua experiência e capacidade.
Se você sonha em remodelar o seu corpo após uma cirurgia bariátrica, eu posso te ajudar a realizar esse desejo. Eu sou o Dr. Luís Cláudio Barbosa, um dos maiores especialistas em cirurgias plásticas pós-bariátricas, com consultórios no Rio de Janeiro.
Para acompanhar sempre as melhores dicas sobre cirurgias plásticas, confira os diversos conteúdos do site ou siga minhas redes sociais. Lá, você poderá conhecer mais sobre o meu trabalho, tirar dúvidas e receber atualizações sobre meu dia a dia no consultório.
Agende sua consulta hoje mesmo. Estou esperando por você. Luís Cláudio Barbosa | Contato (luisclaudiobarbosa.com.br)