Mulher realizando procedimento estético

A mulher e as cirurgias plásticas: liberdade para ser como quiser

É natural que as mulheres sejam mais vaidosas que os homens, ainda que nos dias atuais o público masculino também esteja atento às novas possibilidades no cuidado com a aparência e cirurgias plásticas. Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto GFK (Growth from Knowledge), em 2016, mulheres gastaram cerca de 5 horas semanais no cuidado pessoal, enquanto os homens apenas 3 horas, isso inclui uma rotina de cuidados normais, como pentear-se, maquiar-se, etc. 

Isso explica por que elas são a maioria também nas cirurgias plásticas, e neste mês, em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, trouxemos este artigo especial, no qual iremos refletir o porquê de as mulheres ocuparem tanto espaço quando o assunto é autocuidado, beleza e estética.

Busca pela perfeição, sem opressão!

Antes de tudo, é importante lembrar que, historicamente, a mulher sempre buscou ser perfeita em sua aparência, para, principalmente, sentir-se valorizada socialmente e com os homens, não pelo seu bem-estar. Hoje, não necessariamente a mulher busca aprovação masculina ou qualquer outra, mas, geralmente, está seguindo suas próprias inspirações e metas para o seu próprio corpo.

Algumas pessoas enxergam essa busca por “atingir a perfeição” como algo negativo: a tal “insatisfação”, como dizem. No entanto, a verdade é que as mulheres estão sempre em busca da melhor versão de si – e essa vaidade, dentro de um limite, é algo muito positivo. Ajuda a melhorar a autoestima e, podemos, sim, dizer que faz parte da liberdade estética feminina, uma vez que só realiza qualquer cirurgia plástica a mulher que realmente almeja passar por aquele procedimento e seu resultado.

Cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres

Segundo o ranking da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o aumento das mamas, a lipoaspiração, cirurgia de pálpebras e rinoplastia são as cirurgias com maior procura pelas pacientes femininas. Geralmente quando as mulheres buscam por esses procedimentos sentem insatisfação com alguma parte do seu corpo, o que significa que a sua autoestima pode estar abalada, trazendo possibilidade de adoecimento mental e psicológico, muitas vezes levando a pessoa a uma depressão. A cirurgia plástica, nesses casos, pode ser uma salvação na vida de uma mulher. 

No caso de pacientes que passaram por processos de tratamento de quimioterapia e precisaram fazer a mastectomia, a cirurgia de reconstrução de mama, por exemplo, pode representar um novo começo para a sua vida. Assim como também para pacientes que passaram por cirurgia bariátrica e o processo de emagrecimento, então realizam as cirurgias estéticas pós-bariátricas para reduzir o excesso de pele, representando um novo início para as suas vidas.

A busca pela perfeição com discernimento

Como apresentamos, as mulheres buscam cada vez mais a beleza física, que é uma meta na vida da maioria delas. Isso pode ser muito positivo, já que a paciente está buscando novas possibilidades de mudança para o melhor, no entanto, em alguns casos é preciso uma avaliação adequada sobre o objetivo de cada paciente, assim será possível saber se tal procedimento é viável ou não. Para essa análise, o ideal é sempre que a paciente exponha tudo ao médico cirurgião, faça uma análise junto com ele da realidade e os objetivos esperados pelo procedimento. 

Esclarecer as dúvidas é algo muito importante no pré-operatório de qualquer cirurgia plástica, principalmente se a paciente já possui alguma comorbidade. Ter esse diálogo com o médico cirurgião é fundamental para que as expectativas não sejam frustradas e seja possível realizar a cirurgia de forma mais segura e precisa, alinhada aos objetivos da paciente. 

A mulher na busca pela beleza hoje

A busca pela beleza hoje não é mais uma amarra para as mulheres e sim uma conquista de voz sobre o seu próprio corpo. A mulher pode decidir tudo sobre ele, o que antes não era possível. No entanto, essa beleza não é apenas um objetivo a ser alcançado, a beleza que hoje vibra em todas as mulheres está na sua personalidade, na sua força, no seu bem-estar e em cada cuidado que dirige a si mesma. A mulher, hoje, não é mais submissa, é ativa e capaz de buscar o melhor para si, e elas ainda são capazes de influenciar a quem quer que seja.

As mulheres inspiram os homens?

Vivemos um tempo de múltiplos conteúdos, múltiplas influências. As redes sociais estão cada vez mais bombando com conteúdos sobre beleza e estética, inclusive qualquer pessoa que deseja ser digital influencer geralmente começam falando sobre algo relacionado à beleza. Criou-se uma unanimidade, hoje, assim como mulheres, pessoas de todos os gêneros usam as redes sociais para postar conteúdo sobre estética, e a cirurgia plástica também se enquadra neste meio. 

Hoje, as cirurgias plásticas masculinas também são muito requisitadas, incluindo a rinoplastia, otoplastia, lipoaspiração, cirurgia de pálpebras, entre outras. Podemos dizer que, ainda que predomine o público feminino, os homens hoje também buscam a cirurgia plástica, principalmente por influência das mulheres e de outros homens que já realizaram algum procedimento, obtiveram um resultado positivo e compartilharam suas experiências de sucesso.

A união feminina pela liberdade estética de todas as mulheres

Uma outra verdade, que é muito comum em nossa sociedade, é algumas mulheres julgarem à outras mulheres quando desejam ou realizam algum procedimento estético, afinal, os tempos de influência também são tempos de haters. Isso certamente é a pior opressão que uma mulher pode sofrer. Afinal, elas já venceram as batalhas para ter o direito sobre suas próprias escolhas com seu próprio corpo, e hoje, regredir para uma “guerra” interna com outras mulheres é um total desserviço. 

A escolha de um bom cirurgião plástico é muito importante em procedimentos estéticos femininos

A escolha de um bom profissional, que seja capaz de oferecer todo apoio, no pré e pós-operatório, é fundamental para todas as mulheres, pois a sua avaliação dos procedimentos cirúrgicos estéticos a serem realizados e os cuidados que devem ser seguidos, é o que garantirá os melhores resultados. Por isso, escolha um médico cirurgião com ampla experiência e de sua confiança. 

O Dr. Luís Cláudio tem residência médica em cirurgia plástica pelo Hospital Federal de Ipanema, com vasta experiência em cirurgias estéticas faciais como a rinoplastia, entre outras. Também participa anualmente de congressos e cursos médicos, a fim de se manter atualizado e possibilitar maior qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Se você está buscando um cirurgião no Rio de Janeiro, marque sua consulta.