mulher segurando os seios.

Tudo que você precisa saber sobre a reconstrução mamária

Antes de falarmos sobre reconstrução mamária, é importante saber que o câncer de mama atinge diversas mulheres no Brasil. Causado por alterações genéticas diretamente relacionadas à biologia celular, o câncer de mama também pode ser originado por: tabagismo, terapia de reposição hormonal por tempo prolongado, obesidade e alcoolismo. Além disso, em alguns casos, entre 5% a 10%, a doença também surge por causas genéticas ou devido a um outro tipo de câncer, como o câncer de pele não melanoma.


Pacientes acometidas por câncer de mama em estágio inicial podem escolher se desejam realizar o tratamento cirúrgico conservador da mama ou uma mastectomia completa. Independente de quanto tecido seja removido, a reconstrução mamária, quando viável dependendo do estágio e período do tratamento, apresenta um significativo benefício emocional para a paciente, podendo auxiliar até mesmo em uma recuperação mais ativa. Hoje vamos falar sobre a reconstrução da mama após o tratamento de câncer e esclarecer um pouco as dúvidas mais comuns sobre o tema.

Quais os tipos de mastectomia podem ser combinadas com a reconstrução mamária? 

Existem diversos tipos de mastectomia que são realizadas em pacientes com câncer de mama, a diferença entre cada uma delas é exatamente a intensidade da remoção do tecido, podendo ser desde a rara mastectomia radical, até mastectomias menos extremas, como as poupadoras de pele e mamilo. Tudo depende não apenas do desejo da paciente, mas também da evolução da doença. 

Alguns desses procedimentos cirúrgicos, principalmente para pacientes que não vão precisar fazer radioterapia após a cirurgia, podem ser combinados. No entanto, o mastologista realizará a mastectomia e o cirurgião plástico realizará a reconstrução em seguida. Dos procedimentos cirúrgicos de mastectomia que podem ser realizados seguindo uma cirurgia reparadora, são eles: a mastectomia poupadora de pele e a mastectomia poupadora de mamilo. A primeira preserva a maior parte da pele, removendo apenas o mamilo e a aréola, a segunda preserva o mamilo e a aréola, removendo apenas outras partes do tecido mamário.  

Quais tipos de mastectomia demandam cirurgias reparadoras mais complexas? 

Falamos sobre dois tipos de mastectomia que são mais conservadoras para o tecido mamário, todavia existem alguns métodos cirúrgicos mais extremos, que são realizados de acordo com a necessidade de cada paciente. Nesses casos, outros métodos de reconstrução devem ser utilizados e geralmente, de acordo com a orientação médica, a paciente deve esperar de 3 a 6 meses para realizá-lo e não deve estar em tratamento com radioterapia. 

As mastectomias mais comprometedoras são: mastectomia simples, na qual o médico retira toda a mama; mastectomia radical modificada, na qual é retirado todo o tecido mamário e os linfonodos axilares; e a mastectomia radical, na qual é retirado todo tecido mamário, os linfonodos e os músculos do peitoral. 

Cirurgias reparadoras para mastectomia radical

Em mastectomias radicais são utilizados procedimentos diferentes dos utilizados em mastectomias parciais, ou seja, aquelas que não retiram todo tecido mamário. As “parciais”, como falamos, são reconstruídas a partir de retalhos locais da própria mama, já as “radicais” devem ser reconstruídas quase que do zero para devolver um aspecto o mais semelhante possível do natural. 

São duas as técnicas principais para a reconstrução da mama que passou por uma mastectomia radical, a primeira é através de um expansor que é introduzido vazio dentro da mama, como se fosse uma espécie de balão que é preenchido aos poucos com soro fisiológico. A expansão da esfera faz com que se estendam os tecidos, como os músculos, tecido adiposo e pele. Com essa dilatação é possível, assim, ter espaço para acomodar uma prótese de silicone definitiva. 

Outra técnica utilizada para cirurgias de reconstrução nos casos radicais, é a utilização de tecidos de outras áreas do corpo para a reconstrução da mama, contudo essa é uma técnica mais rara. Esse procedimento é realizado quando há casos em que não é possível realizar a técnica de expansão. Tanto na técnica de expansão como na de retalho, a aréola e o mamilo são reconstruídos com enxerto de pele ou através de dermopigmentação. 

Pós e pré-operatório em cirurgia de reconstrução de mama 

Independente do procedimento que seja realizado, existem cuidados específicos para uma boa recuperação da reconstrução mamária. Geralmente dentro de 4 semanas a paciente já pode retornar às suas atividades normais desde que siga algumas regras, como o uso de sutiã cirúrgico, evitar exposição ao sol, realizar fisioterapia, não dirigir ou realizar atividades físicas, cuidados com os curativos, ingestão de água, alimentação balanceada sem excesso de sal e evitando qualquer tipo de alimento embutido. 

O pré-operatório da reconstrução mamária, também deve seguir um acompanhamento contínuo com o médico e o tratamento da doença, além disso a preparação para a cirurgia segue o mesmo princípio de qualquer outra cirurgia plástica, sendo necessária a realização de exames de sangue, glicemia, coagulação e eletrocardiograma. A partir da avaliação prévia são identificados os possíveis riscos para a realização do procedimento, priorizando sempre a segurança da paciente. 

Converse com o seu médico e procure um bom cirurgião plástico especializado em reconstrução mamária

Para quem deseja realizar um procedimento de reconstrução mamária é imprescindível realizar uma avaliação com o médico para saber se a cirurgia poderá ser realizada de maneira segura. Além disso, contar com um cirurgião com experiência é muito importante. 

O Dr. Luís Cláudio Abrahão Barbosa, cirurgião plástico no Rio de Janeiro, presta atendimento personalizado, analisando as particularidades de cada paciente para a realização de um procedimento seguro e com bons resultados. Aprovado como Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2013 e como Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2017, o Dr. Luís Cláudio possui vasta experiência em cirurgia plástica estética e reconstrução mamária. Marque agora mesmo sua consulta.