A rinoplastia é uma cirurgia muito procurada por pacientes que estão insatisfeitos com o formato do nariz ou aqueles pacientes que possuem algum tipo de problema funcional, como por exemplo o desvio de septo, causando assim dificuldades para respirar. Entre os benefícios estéticos da cirurgia podemos citar uma melhor harmonização facial, existindo a possibilidade de o paciente mudar o formato, largura, diminuir o tamanho das narinas ou deixar o nariz mais empinado.
É importante saber que a rinoplastia pode ser realizada em dois tipos de técnicas diferentes, sendo elas a rinoplastia fechada e a rinoplastia aberta, a diferença principal entre elas é que na fechada, são realizadas incisões apenas na parte interna das narinas. No entanto, independente da técnica utilizada, antes de realizar o procedimento cirúrgico é necessário que o paciente esteja ciente dos cuidados no pré e pós-operatório, garantindo assim uma maior segurança, boa cicatrização e, consequentemente, um melhor resultado.
Entenda como é o pré-operatório da rinoplastia
O principal passo para o pré-operatório da rinoplastia é a avaliação do médico cirurgião, através de uma consulta, na qual será analisada a estrutura do nariz do paciente e então será feito o planejamento da cirurgia. Nesta primeira consulta, é importante que o paciente apresente quais são suas insatisfações com o nariz e os seus objetivos. Geralmente, são tiradas fotos em diferentes ângulos, para que seja analisado cada ponto, e então são feitas simulações no computador.
Na etapa do pós-operatório também são solicitados alguns exames, como a endoscopia nasal e tomografias computadorizadas. Além desses exames mais específicos, são realizados também alguns outros exames gerais para avaliação pré-anestésica, como testes cardiológicos, hemograma e coagulograma.
Saiba quais são os cuidados necessários no pós-operatório
Os cuidados no pós-operatório são muito importantes, principalmente porque após o procedimento da rinoplastia costumam surgir equimoses (tonalidades roxas), principalmente ao redor dos olhos, e edemas (inchaços), o que geralmente dificulta, nas primeiras horas, a respiração. No entanto, através dos avanços na cirurgia plástica, os procedimentos cada vez mais delicados e menos invasivos fazem com que essas ocorrências sejam cada vez menores, tanto em intensidade quanto em duração.
Uma dica muito importante para quem está na fase de recuperação de uma rinoplastia é a utilização de compressas de gelo na face, além disso não é recomendada a exposição diretamente ao sol, sendo imprescindível o uso de filtro solar de alta proteção. Outro fator importante para uma boa recuperação é o repouso, que deve ser de 4 a 6 semanas, sendo liberadas as atividades mais intensas somente a partir da 8° semana após a cirurgia.
Como deve ser realizada a limpeza do nariz no pós-operatório
Nas primeiras semanas após a rinoplastia é comum surgirem algumas secreções com uma pequena quantidade de sangue, o paciente nunca deve tentar assoar essa secreção, do contrário poderá causar lesões graves. A recomendação é lavar as narinas com soro fisiológico, sem introdução de instrumentos ou dos dedos. Durante o banho também deve existir um cuidado para que não escorra água para as narinas.
Para evitar qualquer tipo de contaminação na área operada, é recomendada também uma limpeza constante dos objetos que são manuseados frequentemente, principalmente aparelhos como celulares e tablets, pois quando não são limpos de maneira adequada podem ser berços de bactérias, que podem ocasionar infecções na cirurgia. O ideal é que o paciente higienize as mãos sempre que utilizar esses aparelhos.
Cuidados com o curativo
Muitos pacientes ainda têm dúvidas se é necessário o uso de gesso após a rinoplastia, e a resposta é: não. Hoje em dia existem outros recursos, como o aquaplast, um molde de plástico especial termomoldável, que é manipulado apenas pelo cirurgião, ou seja, não é permitido que o paciente retire a placa por conta própria, somente o médico após o período programado. A retirada dos pontos geralmente é realizada de 7 a 14 dias após o procedimento cirúrgico, enquanto isso deve ser realizada a limpeza no com soro fisiológico ou loção micelar.
Outros cuidados necessários para garantir uma boa recuperação
Assim como todo procedimento cirúrgico, é necessário estar atento à saúde antes e principalmente no período de recuperação. É indispensável seguir todas as recomendações médicas, utilizando as medicações receitadas, evitando esforços físicos pelo período recomendado e buscando posições confortáveis e que não causem danos à cicatrização. Além do mais, uma alimentação saudável também é indispensável, que deve ser rica em legumes, verduras e livre de embutidos e excesso de sódio, pois quanto mais sal for ingerido pelo organismo, maior será a propensão à formação de edemas.
Escolha um cirurgião que é referência em rinoplastia
Antes mesmo de pensar no pré e pós-operatório de sua rinoplastia, é importante fazer uma boa escolha do médico cirurgião que irá realizar o procedimento. Ainda que os resultados dependam dos cuidados do paciente, a orientação e o acompanhamento de um especialista com ampla experiência é muito importante.
O Dr. Luís Cláudio tem residência médica em cirurgia plástica pelo Hospital Federal de Ipanema, com vasta experiência em cirurgias estéticas faciais como a rinoplastia, entre outras. Também participa anualmente de congressos e cursos médicos, a fim de se manter atualizado e possibilitar maior qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Se você está buscando um cirurgião no Rio de Janeiro, marque sua consulta.