Muitas mulheres têm o sonho de realizar a mamoplastia de aumento, seja para melhorar a elevação dos seios, a flacidez, proporcionar maior aproximação das mamas ou simplesmente para deixar os seios mais volumosos. É comum, quando surge o desejo de realizar este procedimento, que sejam feitas muitas buscas sobre o assunto e uma das dúvidas mais corriqueiras que podem surgir é sobre o melhor tipo de implante: os redondos, anatômicos, ou as próteses cônicas.
Existem, sim, esses diversos modelos de prótese de silicone, neste caso a melhor escolha fica de acordo com o objetivo de cada paciente e deve ser feita com a instrução de um especialista, isto é, do médico cirurgião. Afinal, se basear apenas em detalhes sobre cada uma de suas características e objetivos pode acabar não saindo exatamente da mesma forma para cada paciente, tudo dependerá da estrutura física de cada uma delas.
Hoje trouxemos um pouco mais de informação sobre o objetivo de cada modelo de prótese mamária e como os pontos da estrutura física da paciente são analisados pelo médico. A diferenciação entre cada uma das próteses se dá em relação à sua altura e largura, além dos modelos anatômicos que possuem formatos diferenciados.
Quais são os tipos de prótese existentes?
De uma maneira geral, existem três tipos de prótese, são elas: prótese de silicone redonda, prótese de silicone cônica e próteses anatômicas ou em gota. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas a seguir:
Prótese de silicone cônica
A grande vantagem da prótese de silicone em formato cônico é que ela oferece maior preponderância na região dos mamilos, isso faz com que os seios fiquem mais projetados para frente. Essas próteses são indicadas para pacientes com o tórax mais estreito.
Prótese de silicone redonda
A prótese redonda talvez seja a mais conhecida de uma forma geral por todas as pessoas, mesmo aquelas que não pensam em colocar implantes mamários, até porque é o modelo mais utilizado pelas mulheres. Os seios com este modelo de prótese ficam com uma aparência arredondada e mais firme, por isso este é o tipo preferido pelas mulheres. No entanto, este modelo é recomendado apenas para mulheres com o tórax proporcional.
Prótese em gota ou anatômica
A prótese de silicone anatômica, ou em gota, foi feita com o objetivo de trazer um efeito mais natural aos seios. Por isso, sua estrutura é semelhante à de uma mama real. Muitas pacientes que estão passando pelo processo de reconstrução mamária, após uma mastectomia, optam por este tipo de prótese.
Como o médico cirurgião avalia o perfil da paciente para escolher a melhor prótese?
Dentro do consultório, antes de qualquer cirurgia plástica há uma avaliação médica pré-cirúrgica para analisar, como já mencionamos, a estrutura física de cada paciente que deseja colocar os implantes mamários, além de, é claro, ouvir quais são os objetivos de cada uma dessas mulheres em relação ao seu novo busto. Os aspectos físicos analisados, em geral, são:
Altura da paciente
A altura da paciente é um fator muito importante, de forma alguma deve ser negligenciado, pois a partir dela é que será possível planejar as proporções ideais. Afinal, para uma paciente de 1,75m, o tamanho de uma prótese não pode ser o mesmo do que para uma paciente de 1,54m, ainda que visualmente ambas peçam um volume bem acentuado nos seios. No caso da paciente mais baixa, colocar uma prótese desproporcional pode até mesmo causar a impressão de que ela ganhou peso.
Elasticidade da pele
Para um resultado mais natural, é comum que o cirurgião avalie a elasticidade da pele da paciente, pois assim será possível indicar qual a prótese adequada. É importante analisarmos que a prótese de silicone, quanto maior que ela seja, em uma pele com maior propensão à elasticidade, pode gerar uma certa ptose, por isso a importância desta avaliação.
Tamanho do tórax
Pessoas com tórax mais largo se beneficiam por poder utilizar prótese com bases maiores, com isso podem optar por modelos que sejam mais volumosos, dependendo de outros aspectos físicos.
Cada vez mais surgem novidades quando o assunto é prótese mamária
Por a mamoplastia de aumento ser uma das cirurgias plásticas mais realizadas pelas mulheres, cada vez mais surgem novas tecnologias em próteses mamárias, de maneira que atendam a todos os objetivos e diferentes corpos. Mas, como observamos, nos dias de hoje já temos opções incríveis que garantem o resultado perfeito, de acordo com o objetivo de cada paciente.
Apesar das diferenças entre cada um dos modelos de próteses existentes, segundo pesquisas recentes mostram que não há diferenças significativas entre implantes redondos e anatómicos quando relacionamos aos cuidados no pós-operatório, os cuidados são os mesmos de qualquer cirurgia de implante mamário, que em geral é o repouso, uso de sutiã cirúrgico, fazer a dieta prescrita pelo médico e realizar os cuidados com o curativo de acordo com instrução.
O que importa, independente do modelo de prótese que seja utilizado, é sempre o bem-estar da paciente, seja o bem-estar físico e o também o cumprimento de seus objetivos, ou seja a realização do que se esperava através do procedimento, por isso o diálogo com o cirurgião é tão importante.
Escolha um médico cirurgião de confiança para realizar a sua mamoplastia de aumento
Antes de dar o primeiro passo no rumo da realização do sonho de colocar as próteses mamárias, as pacientes devem buscar sempre o cirurgião mais qualificado, com grande experiência em cirurgias plásticas. Assim como é importante saber que todo apoio, no pré e pós-operatório, é fundamental para todas as mulheres e também para o procedimento cirúrgico em geral.
O Dr. Luís Cláudio oferece o melhor atendimento às suas pacientes, esclarecendo todas as dúvidas antes do procedimento e oferecendo assistência personalizada no pós-operatório. Como profissional, ele tem residência médica em cirurgia plástica pelo Hospital Federal de Ipanema, com vasta experiência em cirurgias estéticas faciais como a rinoplastia, entre outras. Também participa anualmente de congressos e cursos médicos, a fim de se manter atualizado e possibilitar maior qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. Se você está buscando um cirurgião no Rio de Janeiro, marque sua consulta.